quarta-feira, 30 de maio de 2012

Discurso do Presidente da Associação de Pais na atividade "As escolhas de Vilela"


Boa noite
Em nome da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola Secundária de Vilela e em meu nome pessoal quero felicitar todos os presentes e agradecer o convite que me foi endereçado pela Dr.ª Anabela Gil.
Todos sabemos que a situação socioeconómica que hoje vivemos é muito difícil, preocupa os pais e alunos, por isso, são ainda de maior importância palestras, colóquios e debates como o que vamos assistir aqui hoje. Espero que todos nós saiamos daqui melhor preparados para as decisões a serem tomadas daqui a poucos dias.
Aos alunos aqui presentes, começo por vos deixar uma mensagem de apoio, esperança, incentivo e de muitas felicidades no vosso percurso escolar.
As perspetivas e as previsões atuais não são as melhores, as notícias que ouvimos diariamente trazem receio, mas não podem baixar os braços, é nas dificuldades que vemos a força de um povo, não nos podemos esquecer que os nossos antepassados já tiveram tempos mais difíceis, tempos mais duros e que com o seu esforço e sacrifício, conseguiram superá-los.
Façam as vossas escolhas conscientes que o percurso é aliciante e ao vosso gosto, não é porque está na moda ou porque o amigo/a também escolheu, sigam o vosso coração, mas sigam também a razão, ou seja, olhem para o futuro e tenham em conta as possíveis saídas profissionais.
Não fixem o fim do curso como uma meta final, todos nós temos constantemente de ter formação, de estar atualizados para assim sermos mais competitivos e melhores profissionais. Nos dias de hoje não há empregos para toda a vida, há oportunidades e quem melhor estiver preparado maior sucesso terá.


Por fim dirijo-me agora aos pais:
Embora possa parecer que não podemos fazer muito nesta altura da vida dos nossos filhos, em que eles têm a primeira grande decisão da sua vida escolar, nós pais, temos um papel fulcral e fundamental, inclusive a nível vocacional.
Nós devemos ser a estaca, que ampara, que protege das adversidades, que ninguém repara e quando já não for precisa desaparece.
Quem melhor que nós conhece os nossos filhos? Então quem melhor que nós para os poder ajudar?
Não os deixemos cair em desânimo, temos que ter um diálogo franco e aberto, dar os melhores conselhos baseados na nossa maior experiência de vida, mas nunca obrigar a seguir uma vontade ou uma ideia nossa.
Apesar de já serem crescidos, devemos continuar a acompanhar a vida escolar deles, considerar as suas potencialidades e limitações, acompanhar o processo de orientação escolar e criar oportunidades de contacto com o mundo profissional. Sabemos que não há fórmulas mágicas, nem infalíveis, cada caso é um caso, cada aluno é incomparável, quando necessário devemos pedir ajuda, falar com os diretores de turma, procurar informações na internet, em revistas, em livros, etc.
Antes de terminar, permitam-me apenas mais uma sugestão: convença-se e convença o seu filho/a de que, se a escolha feita não for a melhor, é sempre possível modifica-la no ano seguinte, atrasar os estudos um ano por essa razão não é uma tragédia, pode até ser considerado um enriquecimento e um amadurecimento pessoal importante.
Uma boa noite a todos votos de felicidades, sucesso escolar e pessoal.
Muito obrigado.                                                 Vilela, 25/Maio/2012
Florêncio Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário